PROTOCOLO DA SBC SAÚDE PARA COBERTURA DE EXAMES DE INFLUENZA (TESTE RÁPIDO)

O exame para detecção do vírus Influenza (Teste Rápido) será autorizado para todos os planos, para pacientes atendidos no Pronto Atendimento ou para avaliação hospitalar, com justificativa médica de que o paciente está com pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave, com quadro suspeito ou confirmado de infecção pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), conforme diretriz de atendimento determinada pela ANS.

Os pedidos sem justificativa ou justificados somente com síndrome gripal não serão autorizados, podendo o beneficiário realizá-los em laboratório de sua preferência.

 

 

PROTOCOLO DA SBC SAÚDE PARA COBERTURA DO TESTE SARS-COV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19), TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO

O exame será autorizado para todos os planos, para pacientes atendidos no Pronto Atendimento ou para avaliação hospitalar, com justificativa médica de que o paciente está com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre o 1º e o 7º dia desde o início dos sintomas, conforme diretriz de atendimento determinada pela ANS.

SÍNDROME GRIPAL (SG): Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças: além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG): Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Não será autorizado para os seguintes casos:

  • pessoas assintomáticas que tiveram contato com alguém que já tenha confirmado o contágio por covid-19;
  • crianças com até 24 meses de idade;
  • indivíduos que tenham realizado há menos de 30 dias o RT-PCR ou teste rápido para detecção de antígeno cujo resultado tenha sido positivo;
  • pacientes cuja prescrição tenha finalidade de rastreamento da doença, retorno ao trabalho, controle de cura ou suspensão de isolamento.

 

Atenção: Pedidos sem justificativa ou não enquadrados nos critérios acima, não serão autorizados, podendo o beneficiário realizá-los em laboratório de sua preferência.

A cobertura é para exames realizados exclusivamente em laboratórios, não estando cobertos os testes realizados em farmácias.

 

 

PROTOCOLO DA SBC SAÚDE PARA COBERTURA DE EXAMES DE COVID (PESQUISA DE ANTICORPOS IGG OU ANTICORPOS TOTAIS)

O protocolo para a cobertura dos exames de Covid permanece inalterado (https://www.sbcsaude.com.br/covid/)

Os exames serão autorizados para todos os planos, para pacientes atendidos no Pronto Atendimento ou para avaliação hospitalar, com justificativa médica de que o paciente adulto está com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do 8º dia do início dos sintomas, e para crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-CoV-2.

Não será autorizado para os seguintes casos:

  • RT-PCR prévio positivo para SARS-CoV-2;
  • Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
  • Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana, (exceto para Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-CoV-2);
  • Testes rápidos;
  • Pacientes cuja prescrição tem finalidade de screening, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado;
  • Verificação de imunidade pós vacinal

Os pedidos sem justificativa ou não enquadrados nos critérios acima, não serão autorizados, podendo o beneficiário realizá-los em laboratório de sua preferência.

PROTOCOLO DA SBC SAÚDE PARA COBERTURA DE EXAMES DE COVID (PCR)

O protocolo para a cobertura dos exames de Covid permanece inalterado (https://www.sbcsaude.com.br/covid/)

O exame será autorizado para todos os planos, para pacientes atendidos no Pronto Atendimento ou para avaliação hospitalar, com justificativa médica de que o paciente está com os quadros abaixo:

SÍNDROME GRIPAL (SG): Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Em crianças: além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Na suspeita de COVID-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

OU

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG): Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto.

Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Os pedidos sem justificativa ou não enquadrados nos critérios acima, não serão autorizados, podendo o beneficiário realizá-los em laboratório de sua preferência.

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2021 | Ano Base 2020